Processos Alternativos – cianotipia

A fotografia revela-se à luz do dia

voltar

Oficina de Cianotipia

21 de setembro | 10:30 – 14:30 | Inscrições

Esgotada

A Cianotipia é uma técnica de impressão do século XIX que consiste na utilização de uma mistura de químicos (que podem ser usados em diferentes concentrações para a obtenção de tonalidades e contrastes diferentes), e da sua consequente exposição a uma fonte UV, para criar imagens em tons de azul impressas em suportes diferentes dos habituais.

Estas oficinas têm como objetivo criar imagens em que a fronteira entre Fotografia e Pintura praticamente se apaga – sem que possamos definir ao certo onde começa uma e acaba a outra. Estes processos sobreviveram ao passar do tempo, ao serem redescobertos e reinventados por fotógrafos que, aproveitando as vantagens e comodidades dos nossos dias, os exploram para ir ao encontro a uma forma mais plástica, tangível e alternativa de imprimir as suas fotografias. A extrema simplicidade técnica destes processos permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, sem precisar de conhecimentos prévios em fotografia se possa deixar fascinar por estas formas de magia fotográfica.

Número máximo de participantes: 5

Duração: 4 horas

Preço: 40 euros

Local: Rua 2 da Matinha, Lote A, 5º D, Lisboa

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

Oficina de Cianotipia + Viragens 

novas datas brevemente

| 10:30 – 14:30 | Inscrições |

A Cianotipia  é uma técnica de impressão do século XIX que consiste na utilização de uma mistura de químicos (que podem ser usados em diferentes concentrações para a obtenção de tonalidades e contrastes diferentes), e da sua consequente exposição a uma fonte de luz UV, para criar imagens em tons de azul impressas em suportes diferentes dos habituais.

Como desenvolvimento do processo de experimentação que se privilegia nesta oficina, utilizar-se-ão ainda algumas substâncias que permitem alterar quimicamente a tonalidade das imagens, num processo a que se dá o nome de “viragens”.

Estes processos sobreviveram ao passar do tempo, ao serem redescobertos e reinventados por fotógrafos e artistas visuais que, aproveitando as vantagens e comodidades dos nossos dias, os exploram para ir ao encontro de uma forma mais plástica, tangível e alternativa de imprimir as suas imagens. A extrema simplicidade técnica destes processos permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, sem precisar de conhecimentos prévios em fotografia se possa deixar fascinar por estas formas de magia fotográfica.

Duração: 8 horas

Preço: 80 euros

Local: Rua 2 da Matinha, Lote A, 5º D, Lisboa

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

 

viragem1-web
viragem2-web