Processos Alternativos – goma bicromatada

voltar

Oficina de Goma Bicromatada (monocromática)

16 de junho | 10:30 – 13:30 + 15:00 – 18:00 Inscrições | 4 VAGAS

Duração: 6 horas

Preço: 65 euros

Local: Rua 2 da Matinha, Lote A, 5º D, Lisboa

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

A Goma Bicromatada é uma técnica que alia o uso de um químico sensível à luz, à utilização de matérias corantes e ligantes que permitem que, após a sua exposição a uma fonte de luz UV, se obtenham imagens em qualquer matiz – desde o dramático preto e branco, às cores mais vibrantes. O seu auge deu-se no século XIX quando os fotógrafos do movimento pictorialista aproveitaram as suas características plásticas para afirmar a fotografia como uma arte, aproximando-a da pintura.

Estes processos sobreviveram ao passar do tempo, ao serem redescobertos e reinventados por artistas que, aproveitando as vantagens e comodidades dos nossos dias, os exploram para ir ao encontro de uma forma mais plástica, tangível e alternativa de imprimir as suas fotografias. A extrema simplicidade técnica destes processos permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, sem precisar de conhecimentos prévios em fotografia se possa deixar fascinar por estas formas de magia fotográfica.

imagerie-site-goma-092016-02


Oficina de Goma Bicromatada a Cores (quadricromia)

9 a 13 de julho

Horário: das 10:30 – 13:30

Inscrições | 4 VAGAS

Duração: 15 horas

Número máximo de participantes: 5

Preço:  Inscrições até 15 de junho = € 140; a partir de 16 de junho = €170

Material incluído: Todo o material incluído

Local: Rua 2 da Matinha, Lote A, 5º D, Lisboa

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

Nesta oficina, utilizar-se-á o processo histórico de impressão da Goma Bicromatada* para imprimir fotografias a cores. A partir da separação digital de uma imagem nas suas cores primárias – ciano, magenta e amarelo, com adição do preto (CMYK), a impressão será construída por camadas.
Será abordado todo o processo de impressão, nas suas vertentes históricas, técnicas e práticas.
O programa inclui todos os passos necessários à criação de uma imagem neste processo – desde a criação das matrizes/negativos para cada uma das cores, até à aplicação da emulsão, e subsequentes exposição e revelação.

*A goma bicromatada é um processo de impressão inventado e utilizado no século XIX, que permite que a uma emulsão viscosa e transparente, sejam adicionados pigmentos para a impressão de uma imagem monocromática, virtualmente em qualquer cor (apesar de o gosto da época privilegiar tons mais neutros), cuja plasticidade e potencial para a manipulação apelava aos artistas fotógrafos da altura. Aliando as características técnicas e plásticas deste processo à tecnologia atual, que permite a simples separação de uma imagem colorida em cada uma das suas cores primárias, é possível, ao contrário de quando o processo foi inventado, criar uma impressão a cores, por camadas.