Processos Alternativos – cianotipia

A fotografia revela-se à luz do dia

voltar

Oficina de Cianotipia 

28 e 29 de janeiro | 10:30-14:30 | Inscrições

A Cianotipia  é uma técnica de impressão do século XIX que consiste na utilização de uma mistura de químicos (que podem ser usados em diferentes concentrações para a obtenção de tonalidades e contrastes diferentes), e da sua consequente exposição a uma fonte de luz UV, para criar imagens em tons de azul impressas em suportes diferentes dos habituais.

Como desenvolvimento do processo de experimentação que se privilegia nesta oficina, utilizar-se-ão ainda algumas substâncias que permitem alterar quimicamente a tonalidade das imagens, num processo a que se dá o nome de “viragens”.

Estes processos sobreviveram ao passar do tempo, ao serem redescobertos e reinventados por fotógrafos e artistas visuais que, aproveitando as vantagens e comodidades dos nossos dias, os exploram para ir ao encontro de uma forma mais plástica, tangível e alternativa de imprimir as suas imagens. A extrema simplicidade técnica destes processos permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, sem precisar de conhecimentos prévios em fotografia se possa deixar fascinar por estas formas de magia fotográfica.

Duração: 8 horas

Preço: 80 euros

Local: Rua 2 da Matinha, Lote A, 5º D, Lisboa

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos

viragem1-web

viragem2-web