Fotografia Estenopeica – câmara avançada

A fotografia vista por um buraco de agulha

voltar

Regressa em 2014

Formadores: Magda Fernandes e José Domingos
Duração: 
3h30

Neste workshop, adiciona-se o conceito de camera obscura e fotografia estenopeica à construção de um mecanismo de suporte e avanço de um rolo de filme. Estas câmaras, apesar de limitadas na sua configuração e formato de filme utilizado, permitem uma maior liberdade de utilização (por não dependerem do laboratório), e uma maior facilidade na exploração do uso da cor.
Não é necessário possuir qualquer tipo de conhecimentos sobre fotografia para a inscrição neste workshop.

A fotografia pinhole (do inglês buraco de agulha), ou estenopeica, em português é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que despoja a câmara de todos os acessórios “supérfluos”, criando imagens com o mínimo de recursos possível – basicamente, é a fotografia na sua essência. E os recursos indispensáveis para realizar uma fotografia são: um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole, ou estenopo) e um material fotossensível, que pode ir de um rolo de filme, a um papel sensível, ou mesmo um sensor digital. Se tivermos estes três ingredientes, as possibilidades são infinitas!
Durante o workshop serão construídas câmaras estenopeicas a partir de caixas disponibilizadas pela Imagerie, nas quais os participantes incorporarão um sistema simples de avanço de filme.

 ver workshops anteriores