Latas na Cidade – Setúbal

18, 19 e 20 de março de 2013

Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!
Se encontrar uma lata sozinha, na rua, num parque ou num café, olhe duas vezes. É que pode tratar-se de uma câmara fotográfica à sua espera para ser utilizada.
Poderá acompanhar lata a lata na nova página do projeto latasnacidade.com

As Latas foram a Setúbal. O evento Latas na Cidade – Setúbal terminou no dia 20, no entanto ainda é possível entregar latas na  Casa da Cultura.


Este é um projeto criado pelo ateliê Imagerie – Casa de Imagens, que visa a divulgação da fotografia estenopeica, vulgo pinhole* através da provocação da curiosidade dos habitantes e visitantes da cidade. Durante três dias, poder-se-ão encontrar diversas latas transformadas em câmaras fotográficas que convidam os transeuntes mais curiosos a experimentar este processo fotográfico tão especial. A participação é simples – para fotografar, basta seguir as instruções descritas na lata, e depois voltar a deixá-la no mesmo sítio, ou então levá-la à Casa da Cultura onde terá a possibilidade de assisitir à magia da revelação.
O objetivo da iniciativa Latas na Cidade é criar uma obra fotográfica coletiva, à escala da cidade, e sensibilizar as pessoas para uma forma diferente de encarar a fotografia, com resultados interessantes e surpreendentes, com um tempo muito próprio, longe do imediatismo e aspeto plástico criado pelas novas tecnologias.

*A fotografia pinhole (do inglês buraco de agulha), ou estenopeica, em português é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que despoja a câmara de todos os acessórios “supérfluos”, criando imagens com o mínimo de recursos possível – basicamente, é a fotografia na sua essência. E os recursos indispensáveis para realizar uma fotografia são: um compartimento estanque à luz (p.e. uma lata ), um pequeno orifício (pinhole, ou estenopo) e um material fotossensível, que no caso das Latas na Cidade se trata de um papel sensível que, ao ser revelado, registará o negativo da imagem fotografada.

Horário para entrega de Latas na Casa da Cultura: dia 20, das 10h às 24h

Horário do laboratório: dia 20, 10h-12h e 14h-18h50 (os participantes poderão assistir à revelação)

Workshop de fotografia pinhole

Domingo, 17 de março | das 14h às 18h | Preço: € 10 | Casa da Cultura - Setúbal
Inscrições Inscrição  ou presencialmente, na Casa da Cultura. | ESGOTADO

Quer saber mais sobre estas latas especiais, e aprender a construir e a tirar partido de uma câmara fotográfica artesanal?
Neste workshop, os participantes aprendem a construir a mais básica das câmaras fotográficas estenopeicas – a que usa como material fotossensível o papel fotográfico de preto e branco. Esta câmara fotográfica pode ser construída a partir de qualquer caixa ou lata, que facilmente encontramos em nossas casas. Apesar de serem muito simples, estas câmaras permitem uma grande liberdade plástica no uso do suporte e na escolha do formato. As restrições deste tipo de fotografia transformam-se, com a experimentação, em infinitas possibilidades e os resultados são quase sempre surpreendentes.

COPRODUÇÃO

19567_100358403335376_2735569_n

 

APOIOS

e1a8d_camarasetubal  original_10_24_12_58_casa_cultura_logotipo

 

Leave a Reply