Casa do Vapor “In Blue”

10-in-bluecostas

A uma semana da desconstrução da Casa do Vapor, os responsáveis pela Imagerie – Casa de Imagens foram à Cova do Vapor para documentar em película todo o ambiente da Casa e da sua envolvente (ver galeria). Do profundo sentimento de partilha e pertença emanado deste local tão especial, surgiu uma série de fotografias que contam a história do ambiente que se vive na Casa do Vapor, e da poesia da localidade que a acolhe. A forma encontrada para partilhar estas fotografias foi a transformação de uma seleção de 12 imagens em postais, impressos artesanalmente com base numa técnica de impressão fotográfica do século XIX, chamada cianotipia, que produz imagens monocromáticas, em tons de azul. O objetivo foi criar uma série de objetos que além da sua funcionalidade artística, pudessem ser utilizados e partilhados, e dessa forma fazer renascer não só as técnicas fotográficas antigas, como a bela tradição de escrever, à mão, uma carta a alguém querido, preservando relações e memórias. A escolha da cianotipia também não foi inocente – tudo neste projeto e neste local sussurra azul – desde a própria casa, até ao mar e o céu que a envolvem.

mais informação sobre a Casa do Vapor

IN BLUE
12 cianotipos-postais

Os postais do projeto IN BLUE são impressos artesanalmente, utilizando a cianotipia, uma técnica de impressão fotográfica do século XIX, que produz imagens monocromáticas em tons de azul. Cada cianotipo-postal é único e irrepetível. O projeto Casa do Vapor IN BLUE é composto por 12 fotografias, separadas em duas séries, da Casa do Vapor e da sua envolvente.

ficha técnica: fotografias a preto e branco, formato analógico 135; postais 10×15 cm; papel de aguarela 300g/m2, cianotipia

preço: coleção completa (12 postais) – 20 euros | série de 6 postais – 10 euros | postal avulso – 2 euros (parte do valor das vendas reverte para o projeto CASA DO VAPOR)

Encomendas através do email: geral@imagerieonline.com

IN BLUE – CASA DO VAPOR –  Série I

IN BLUE – CASA DO VAPOR –  Série II