Exposições

voltar

“OS DIÁRIOS DA TOSCA” A PARTIR DE 14 DE JANEIRO DE 2015 NO CHAPITÔ

de terça a domingo| 22h às 2h | Bartô

evento-diariosdatosca

Os Diários da TOSCA
Obra fotográfica cuja narrativa representa um registo quotidiano, de caráter mais ou menos íntimo.
Este é um diário feito das pequenas rotinas de duas pessoas que partilham espaço e tempo, cama e mesa, ódios e paixões.
O tempo, assim fragmentado e repetido, baralha ocorrências e identidades.
Já não sabemos onde acaba um e começa o outro…

Sobre o projeto
Esta exposição nasce como desenvolvimento natural do projeto TOSCA.
A TOSCA, idealizada e produzida pelos autores da exposição, é uma câmara artesanal estenopeica (pinhole), feita de materiais comuns, personalizável, reutilizável, imprevisível, orgânica, humana…
Desde a sua criação, em 2014, que a TOSCA faz parte do quotidiano dos autores, seja no desenvolvimento e construção, na formação, ou na criação de projetos satélites, ela tem sido uma constante no percurso da Imagerie dos últimos meses.

——

INAUGURAÇÃO |  21 de SETEMBRO, 17H | AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA, BARREIRO

DE 21 DE SETEMBRO A 23 DE NOVEMBRO | HORÁRIO: TERÇA A DOMINGO, DAS 14H ÀS 20H

EVENTO FACEBOOK | VER GALERIA

cartaz-shoestory

 

Esta é a história de um sapato. Da imaterialidade da ideia à grafite no papel. Da “pele-cabedal” à pele sábia das mãos que o constroem. Dos cheiros e texturas, aos pés que lhe darão vida. Mais do que uma peça de vestuário, os sapatos povoam imaginários. É com eles que pisamos e marcamos o nosso caminho, são testemunhas dos nossos passos, e objeto dos nossos desejos. Este trabalho fotográfico conta a história ainda em desenvolvimento da criação de um sapato através das vidas, experiências e gestos que lhe dão forma e sentido.

“José Domingos (França, 1974) e Magda Fernandes (Porto, 1981) são companheiros na vida, no trabalho e nas paixões. Em 2008 fundam em conjunto o ateliê Imagerie – Casa de Imagens onde organizam formações, exposições, encontros, e demais atividades relacionadas com a fotografia, privilegiando as técnicas analógicas e alternativas. Magda Fernandes é fotógrafa de formação. José Domingos, que também é argumentista, é fotógrafo por paixão. De tantas profundas partilhas nasceu naturalmente o desejo de criar em conjunto, contando histórias através de fotografias.”

Agradecimentos: Carla Vaz de Almeida, Tiago Vaz de Almeida, Paulo Neves, Project ID, Rosa Reis

(Organização conjunta Câmara Municipal do Barreiro e o ateliê de fotografia Imagérie – Casa de Imagens)

Mais informações:

Imagerie – Casa de Imagens

Tlm: 916199408 | Email: geral@imagerieonline.com

 

Auditório Municipal Augusto Cabrita

Av. Esc. Dos Fuzileiros Navais | Parque da Cidade | 2830-150 Barreiro

T. 212147410 ou cultura@cm-barreiro.pt

http://barreiroamac.wordpress.com/

——

LATAS NA CIDADE – EXPOSIÇÃO “ESPAÇOS VIVOS” | Barreiro | 2 a 4 de agosto de 2013

Como é habitual a iniciativa Latas na Cidade foi acompanhada por um workshop de fotografia pinhole para todos aqueles que quisessem aprender mais sobre estas latas especiais. Os participantes foram desafiados a criar um projeto fotográfico com o tema “Espaços Vivos” para compor uma exposição informal. Todos, desde os mais jovens, (com 9 e 12  anos) até aos mais velhos abraçaram esta tarefa e dedicaram durante três dias os seus tempos livres a usar a câmara fotográfica que construíram para captar através do furo do alfinete a sua visão dos “Espaços Vivos” do Barreiro.

Do trabalho desenvolvido pelos participantes no Workshop de fotografia pinhole durante 3 dias nasceu a exposição “Espaços Vivos”, que decorreu no passado fim de semana de 2, 3 e 4 de agosto no Parque Catarina Eufémia, no Barreiro. Esta foi uma exposição informal que pretendeu alargar o espírito do projeto LATAS NA CIDADE , divulgando esta forma especial de fotografar e promovendo junto de um público mais alargado atitudes alternativas e críticas em  relação à fotografia.

——

LATAS NA CIDADE – ÁGUEDA | Projeto (re)Habitar o Parque | Parque Alta Vila | 22 e 29 de junho de 2013

Em paralelo com a iniciativa Latas Na Cidade foi promovido um workshop de fotografia estenopeica, no qual os participantes construíram as suas câmaras fotográficas, e foram convidados a desenvolver um projeto fotográfico durante a semana, nos seus tempos livres, com o tema (Re)Habitar o Parque.

Se durante uma semana, a cidade foi habitada por latas que afinal eram câmaras fotográficas, o Parque de Alta Vila foi (re)habitado por novos olhares que aqui se mostram.

Uns reaprendem a sua luz peculiar, outros povoaram a sua paisagem de presenças humanas, espectrais ou conjuradas em objetos que, na sua função, deixaram as marcas da presença do homem.

O que aqui podemos apreciar é também a relação entre o espaço, o tempo e o homem, que este tipo de fotografia parece tão bem captar.

Magda Fernandes e José Domingos

Formadores do Workshop e criadores do projeto LATAS NA CIDADE

Técnica:

Fotografias estenopeicas. Impressão direta sobre emulsão de prata (papel velado) a partir de negativo digital

Autores:

Arnaldo Soares, Marilyn Marques, Sílvia Tavares, Imagerie – Casa de Imagens (José Domingos e Magda Fernandes)